página 1página 2página 3
Presentacíon
Silvana Chiavetti

Asumir la tarea de buscar profundamente dentro de uno mismo y expresarlo en forma genuina. Tomar del entorno lo que nos conecta, aquello que nos hace hermanos, lo que nos identifica sin la necesidad de ser todos iguales como un sello repetido, sino el punto de comunión que indica pertenencia.

Esto es lo que transmiten las piezas presentadas en esta muestra en la que los materiales se conjugan evidenciando el dominio de lo esencial. Solo lo indispensable. Como una formula mágica de inventar la vida todos los días, y en esa labor generar joyas conjugando arte, realización y diseño logrando una estética libre con una cuidada terminación.

Es posible que esta propuesta de diferentes lenguajes visuales que se presentan simples, simbólicos y expresivos generen polémica, admiración y en algunos casos desconcierto; lo que convierte al observador en creador de una opinión en la que el significado supera el valor intrínseco de la pieza, del cuestionamiento surge la inquietud de desdibujar los limites.

Apresentação

Antonio Liccardo

O 1° ‘Encontro de JoalheriaArte Argentina-Brasil é um evento que traz à tona o potencial criativo de artistas dos dois paises, e ainda fortalece os vínculos culturais e as possibilidades de trabalhos conjuntos entre ambos.

Num audacioso projeto, esse encontro se constitui de mostras simultâneas de joalheria artística em Curitiba e Buenos Aires. Recursos de mídia e videoconferência são utilizados pela primeira vez num evento deste tipo, com transmissão on-line, no decorrer da abertura das mostras, de entrevistas, discussões técnicas e o panorama geral da arte joalheira em ambas as metrópoles.

As exposições contam com a participação de 56 artistas-joalheiros de ambos os paises que apresentam uma peça cada um, resultando nesta publicação que registra o estado-da-arte da criação joalheira em Curitiba e Buenos Aires.

Previsto inicialmente para acontecer a cada dois anos, este evento deve contribuir para a consolidação do design artístico na joalheria dos dois paises. Estamos convictos de que este é um passo importante para um longo e profícuo intercambio de culturas, ao mesmo tempo diferentes e em muitos pontos similares.

Para o 1o Encontro de JoalheriArte Argentina-Brasil foi escolhido o tema “’Elos da Terra”. Esse tema propõe como inspiração aos artistas uma aproximação entre as culturas vizinhas. A historia entre os paises é cheia de momentos de proximidade cultural e este evento se propõe a ser um deles. De origens ligadas aos colonizadores europeus e interesses comerciais muitas vezes em comum, como a prata que vinha de Potosí pelo Rio da Prata no século XVII, a criação de mulas responsáveis pela integração da América meridional no Século XVIII ou a exportação do mate do Paraná para Argentina no século XIX, até a existência de um Mercosul nos séculos XX e XXI, são múltiplos os elos de ligação entre os dois países.

A colonização européia marcante é outro fator em comum entre Buenos Aires e Curitiba, o que, misturado às outras influências nativas, resulta num fermento cultural e artístico único, que certamente oferecem um novo modo de ver a arte da joalheria.

Ángeles Janza - Aluminio cencelado y calado - Hilos de acero enhebrados.

Anibal Alvares - Oro amarillo 18 k, plata 925 y cobre - Fusión de metales y construtrucción.

Antonio Liccardo - Prata, couro e chifre - Modelagem em cera e fundição.
Araiê e Valentina Berger - Prata e quartzo verde - Ourivesaria e engaste.
Azubel Iacov - Hilos de oro, acero y plata - Construcción.
Brunhilde Krüger - Ouro e quartzo rutilado - Ourivesaria.
Camila Kimi Inoue - Prata, ametista, água-marinha, pedra da lua, labradorita, quartzo verde e fluorita - Ourivesaria e fiação.
Christian Stange e Raphaella Cervi - Prata, diamante, turmalina e topázio azul - Ourivesaria
Conrado Saller - Hilado de carbono, resina epoxídica y plata - Modelado com matriz para las placas de carbono y mixtas para la plata.
Danielle Bley Volpe - Prata e turquesa verde na matriz - Ourivesaria.
Fotografia: Brasil - Antonio Liccardo
Argentina - Flavio Siganda
página 1página 2página 3

Atelier Lélia Copruchinski - tel: (41) 9186-8731 / 3232-5638 - Curitiba - Paraná - Brasil
mais informações sobre o livro
tudo sobre

Design de Joias

saiba mais