A

Abalone – Molusco que tem uma concha revestida em nácar, muito utilizada na joalheria.

Acatassolamento – Efeito óptico luminoso, que lembra o olho de um gato, causado pela reflexão da luz sobre um conjunto de múltiplas fibras paralelas, agulhas ou canais ocos, encontrado em gemas como o crisoberilo, turmalina, silimanita e opala. O melhor efeito desse fenômeno se consegue com a gema lapidada no formato cabochão. Sinônimo de olho-de-gato.

Ácido – Substância corrosiva utilizada em gravação (água forte), em geral nítrico ou clorídrico.

Ácido Bórico – Pó branco que misturado a água forma uma pasta que é colocada sobre a superfície do metal, usado para evitar a oxidação produzida pelo calor do maçarico.

Ácido Nítrico – Ácido usado para limpeza do ouro e para gravação em prata, cobre ou latão.

Ácido Sulfúrico – Ácido usado para limpeza de metais preciosos.

Adularescência – Brilho branco azulado que se desloca sobre a superfície da gema quando lapidada em cabochão, característico da pedra-da-lua, uma variedade da adularia.

Água-forte – Termo bastante antigo, usado para designar o ácido, chamado atualmente de nítrico, quando diluído em água. Por ser usado num dos processos da calcografia, em que a imagem obtida na impressão é fixada sobre uma chapa metálica após a corrosão dos traços do artista, pelo ácido nítrico, passou a designar, além do processo, a matriz usada para a impressão da gravura e a própria gravura, já concluída.

Água-régia – Solução de ácido nítrico e clorídrico que pode dissolver o ouro.

Ajour – Termo Frances que significa abertura por onde passa a luz. Em joalheria se refere a um tipo de esmaltação em metal vazado, dando a aparência de um vitral.

Alpaca – Liga de cobre, níquel e zinco.

Âmbar – Resina fóssil, proveniente da secreção de uma espécie de pinheiro extinta há mais de 50 milhões de anos, o pinus succinifera, do período mesozóico, que por um processo de fossilização foi preservada. É uma mistura complexa de compostos orgânicos que depositada no solo, inicia a fossilização devido a um processo de polimerização que consiste na união de pequenas moléculas (monômero) em uma única “macromolécula”. Este processo confere a resina características físicas e químicas, bem diversas da resina original.

Amolite – Considerada a gema preciosa mais rara do mundo, o amolite é produto da fossilização do amonite, criatura pré-histórica que viveu há cerca 65 milhões de anos, no período Cretáceo. Até onde se sabe, estas gemas foram formadas no fundo dos mares primitivos. Conchas antes habitadas por criaturas marinhas já extintas guardaram as gemas no fundo do mar durante milênios. E durante todo esse tempo elas foram sendo recobertas por sedimentos minerais e fossilizados. Resultando em uma gema lisa na superfície, geralmente encontrada em matizes de vermelho vivo, verde e ouro. As gemas em tons de azul e púrpura são raríssimas e avidamente procuradas pela indústria joalheira. A amolite tem um brilho intenso similar ao brilho das pérolas, muito provavelmente porque possui a mesma composição mineral.

Anodizado – Processo eletrolítico aplicado em metais como titânio, nióbio, alumínio e tântalo, para produzir uma camada de óxidos – conforme a espessura da camada de oxido é produzida uma determinada cor.

Arame – Fio de ferro que serve para manter as peças unidas durante o processo de solda.

Arco de serra – Arco onde se monta o fio de serra para cortar o metal.

Ashanti – Técnica de fundição de origem primitiva, onde o modelo em cera era revestido, formando o molde.

Asterismo – Efeito óptico de reflexão da luz em forma de estrela, causado por conjuntos de múltiplas inclusões tubulares em forma de agulhas paralelas encontradas em gemas como diopsidio, rubi e safira. Sinônimo de efeito estrela.

Aventurescência – Pequenos reflexos brilhantes provocados pela reflexão da luz sobre microscópicas inclusões da gema, típicas do quartzo aventurino.

B

Banho eletrolítico – Deposição de uma camada de metal sobre uma peça por meio de corrente elétrica.

Banho (flash) – Banho muito rápido, resultando em uma camada muito fina.

Banho de Ródio – Deposição por eletrolise de uma fina camada de ródio sobre peças de metal prateado, ligas de ouro branco, prata e outros metais, dando a superfície alta resistência a arranhões, oxidação e sua característica cor branca altamente reflexiva.

Bigorna – Ferramenta com duas pontas laterais, sendo uma plana e outra cônica, usada para moldar o metal.

Birrefrigência – Dupla refração que ocorre quando um raio de luz atravessa um cristal, dividindo-se em dois raios que se propagam em diferentes velocidades.

Biwa – Nome do lago em Honshu, no Japão, onde até recentemente houve produção de pérolas de cultura de água doce, muitas vezes chamadas pérolas biwa.

Bloco de chumbo – Suporte maleável onde se descansa uma peça para se dar forma com o uso de punções.

Bórax – Fundente usado para ajudar a solda a fluir, evitando a formação de óxidos, que normalmente se formam com o calor. Também usado para revestir cadinhos de material refratário.

Breu – Mistura de betume, gesso e cera usada para fazer cinzelados e repuxo.

Brilhante – Expressão de gíria muito utilizada para designar o diamante, mas que, em rigor, se refere a um estilo de lapidação e não a um material gemológico.

Brilho – Propriedade de uma gema de refletir a luz.

Bronze – Liga amarelo pálido usada para fundição, em geral de cobre e estanho.

Brunido – Forma de acabamento polido, onde a superfície é tratada mecanicamente.

Brunidor – Ferramenta de aço, hematita ou ágata, que se esfrega contra um metal mais mole para endurecê-lo ou polir.

Brunir – Polir uma superfície esfregando com um utensílio, geralmente de aço, hematita ou ágata.

Bruto – Adjetivo que qualifica os materiais gemológicos não trabalhados e peças de bijuteria ainda sem o banho de metal precioso.

Buril – Ferramenta de aço munida de cabo e terminada em ponta de diversos perfis, usada para gravar, escavar ou riscar o metal.

Atelier Lélia Copruchinski - tel: (41) 9186-8731 / 3232-5638 - Curitiba - Paraná - Brasil
mais informações sobre o livro
tudo sobre

Design de Joias

saiba mais