I

Imitação – Produtos artificiais que imitam a aparência de gemas ou substâncias orgânicas, sem que apresentem a mesma composição química, estrutura ou propriedades físicas.

Inclusão – Qualquer substância (minerais, partículas sólidas, líquidos, gases, fraturas, clivagens ou outros) que esteja (inclusa) dentro de um material gemológico. São de extrema importância em gemologia, por exemplo, na identificação de materiais, determinação de origem geográfica, identificação de tratamentos, bem como na classificação de qualidade de certos materiais gemológicos. A observação das inclusões é normalmente efetuada ao microscópio.

Incrustação – Técnica decorativa onde se insere um material na superfície de outro para formar um desenho.

Índice de Refração – Ver Refração.

Iridescência – Jogo de cores encontrado em algumas gemas, provocado pela decomposição da luz em fraturas e imperfeições que resultam nas cores do arco-íris.

J

Jarina – Semente de uma palmeira, conhecida como marfim vegetal.

Jato de Areia – Acabamento fosco aveludado. A aparência pode variar de acordo com o material utilizado na aplicação do jato.

Joalheria – Joalheria (no português brasileiro) ou joalharia (no português europeu), é a arte de produzir joias a partir dos mais diversos materiais. Qualquer peça de ornamento, confeccionada com materiais belos para decoração do próprio corpo, é uma peça de joalheria.

K

Keum boo – União de finas lâminas de ouro puro sobre a superfície da prata através de fusão térmica, por meio de uma combinação adequada de pressão e temperatura.

L

Labradorescência – Jogo de cores em geral verdes e azuis metálicos encontrados na labradorita e espectrolita. Os reflexos são causados por interferência da luz sob lamelas germinadas.

Lacre – Material usado para fixar a peça no fuste durante o engaste das gemas.

Laminador – Equipamento composto de dois cilindros de aço, utilizado para reduzir a espessura do metal, ou fazer fios.

Lapidação em facetas – Lapidação muito usada em gemas transparentes, recebe este nome devido aos diversos pequenos planos, as facetas.

Lapidação Lisa – Lapidação feita de modo que nenhuma faceta interrompa a superfície da gema. A lapidação lisa pode ser plana ou convexa.

Lapidação Mista – É uma combinação da lapidação em facetas e da lapidação lisa. Na parte superior (ou inferior) a gema é lapidada em facetas e na outra é polida, plana ou convexa.

Lapidário – Pessoa encarregada de lapidar, cortar, polir, gravar e facetar as pedras preciosas.

Latão – Liga de cor amarela composta de cobre e zinco.

Liga – Resultado da fusão de dois ou mais metais. Na joalheria as ligas são feitas para melhorar as propriedades dos metais nobres, ou para se conseguir cores diferentes.

Lingote – Barra de metal fundido.

Lingoteira – Molde de ferro, onde se vaza o metal fundido, para se obter lingotes.

Lixado – Efeito criado com lixas de diversas granulações e aplicadas em diversas direções, criando vários efeitos.

Luminescência – Efeito que se observa em algumas gemas, especialmente a labradorita, pela presença no seu interior de chapas cristalinas orientadas cilindricamente.

Atelier Lélia Copruchinski - tel: (41) 9186-8731 / 3232-5638 - Curitiba - Paraná - Brasil
mais informações sobre o livro
tudo sobre

Design de Joias

saiba mais