JOIAS DE ARTE

 

GLOSSÁRIO DE JOALHERIA

colar em prata, kunzita e turmalina

 

 

A-E F-M N-Z

 

 

N

 

Nácar – Substância dura, irisada, composta por agregados criptocristalinos de aragonita, conchiolina e água, que reveste o interior de certos moluscos (madrepérola) sendo também o constituinte essencial da pérola. A interação da luz com estas camadas origina o brilho a que se chama, nacarado. O nácar das conchas é feito de camadas planas, enquanto as pérolas produzidas pelas ostras, são compostas por camadas esféricas e concêntricas feitas pelos mesmos elementos do nácar.

 

Nióbio – Seu nome deriva da deusa grega Niobe, filha de Tântalo, que por sua vez deu nome a outro metal da família, o Tântalo. Foi descoberto em 1801 pelo inglês Charles Hatchett, É um metal dúctil, cinza brilhante, que passa a adquirir uma coloração azulada quando em contato com o ar por um longo período. Devido a grande variedade de cores que o nióbio possibilita pode ser largamente utilizado na joalheria e outros objetos. Sua coloração pode ser feita forçando-se sua oxidação, por aquecimento ou por hidrolise.

 

 

 

 

O

 

Olho-de-gato – Efeito óptico luminoso, que lembra o olho de um gato, causado pela reflexão da luz sobre um conjunto de múltiplas fibras paralelas, agulhas ou canais ocos, encontrado em gemas como o crisoberilo, turmalina, silimanita e opala. O melhor efeito desse fenômeno se consegue com a gema lapidada no formato cabochão. Sinônimo de acatassolamento.

 

Onça – Do latim uncia, unidade de medida de peso equivalente a 28,69g, onça inglesa equivale a 28,349g.

 

Onça Troy – Unidade de peso anglo-saxônica, equivalente a 31,10 gramas, usada internacionalmente em transações de ouro e prata.

 

Opalescência – Brilho azulado leitoso, que se observa quando se movimenta a gema, Não confundir com opalização.

 

Opalização – Jogo de cores característicos da opala, que varia de acordo com o ângulo em que se observa.

 

Operculum – Trata-se da cobertura de um caracol das ilhas da Austrália, têm estrutura similar às meias pérolas.

 

Oriente – Expressão de gíria que diz respeito ao brilho nacarado da pérola e da concha de certos moluscos (madrepérola).

 

Ourives – A palavra vem do latim "aurifice", aquele que trabalha o ouro. O profissional que realiza o trabalho de ourivesaria.

 

Ourivesaria – É a arte de trabalhar o ouro e outros metais preciosos na fabricação de joias e outros artefatos. É uma arte bem antiga, que surgiu por volta do ano 3.500 a.C. 

 

Ouro – Metal de cor amarela e brilho metálico suave, maleável e dúctil, não é oxidado em contato com o ar, e não se deixa atacar pela maioria dos ácidos, podendo ser dissolvido em água régia.

 

Oxidação – Reação do metal a uma substância química ou ao oxigênio.

 

 

 

 

P

 

Padparadscha – Designação cingalesa em alusão à cor da flor de lótus da variedade de safira de cor laranja-rosada. Esta variedade colorida é extremamente rara e procede unicamente do Sri Lanka.

 

Pátina – Decoração de uma superfície metálica, devido a oxidação por diversos produtos químicos.

 

Pavilhão – Porção inferior de uma pedra lapidada, separada da coroa pela cintura.

 

Peças de montagem – Peças industrializadas para montagem de joias ou bijuterias, unidas por argolas, encaixes, fios, colas, etc.

 

Peças em bruto – Peças de bijuteria ainda sem o banho de metal precioso.

 

Pedra – Nome popular para todos os constituintes sólidos da crosta terrestre. Para o joalheiro uma pedra é uma gema. Para o arquiteto material de construção. Em geologia não se fala em pedras e sim em rochas e minerais.

 

Pedra de Arkansas – pedra abrasiva, usada para afiar os buris.

 

Pedra de Toque – Pedra preta, pode ser de ágata, ônix, ou artificial, usada para o ensaio do ouro e da prata.

 

Pedra Preciosa – Sinônimo de gema.

 

Pedra Semipreciosa – Termo errôneo, internacionalmente banido, que não deve ser empregue em gemologia. Sugere-se a utilização das expressões pedra preciosa ou gema.

 

Pedra Sintética – sinônimo de gema sintética.

 

Pez – Preparado para fixar as peças para cinzelar.

 

Pinça de mola – pinça utilizada para segurar elementos a serem soldados.

 

Piqué - (1) Expressão de gíria que faz referência a inclusões visíveis a olho nu, em
particular para o diamante; (2) expressão de gíria que faz referência às imperfeições superficiais observadas em pérolas de cultura.

 

Platina – A platina é uma das substancias conhecidas mais pesadas.  Sua cor é branca-prateada, pouco maleável e dúctil, pouco maleável e dúctil, possui uma grande resistência o que permite ser trabalhada com elevados níveis de pureza, em geral pura ou com 5% de liga, normalmente prata. Não é corroída nem atacada pela maioria dos ácidos e não oxida em contato com o ar.

 

Pleocroísmo – Fenômeno ótico que apresentam certos minerais, causado pela dupla refração da luz.  Minerais birrefringentes absorvem seletivamente os vários comprimentos de luz do espectro luminoso, o que o faz parecer terem cores distintas, dependendo da direção em que são observados. Em algumas gemas coloridas, o pleocroísmo pode ser suficientemente característico para identificá-las, principalmente quando observadas sob luz polarizada.

 

Polimento – Técnica para deixar a superfície do metal lisa e uniforme, resultando em um acabamento liso de alto brilho.

 

Ponta Seca – Ferramenta utilizada para riscar o metal. 

 

Ponto – Expressão de gíria que diz respeito a centésima parte de quilate: 1 ponto = 0,01 ct.

 

Prata – Metal de cor branco brilhante, maleável e dúctil, não é alterada pela umidade, pelos álcalis ou por ácidos vegetais. Mas o enxofre e o ar que contenha enxofre a tornam preta. Por esta razão a prata escurece rapidamente em lugares onde circulem gás de carvão, ricos em enxofre.
Em seu estado natural é mais dura que o ouro, mas é macia de mais para resistir ao uso constante, por esta razão é misturada a outros metais em geral cobre, nas proporções de 5% - prata 950, ou 7,5% - prata 925. Também é bastante utilizada na liga de outros metais preciosos como o ouro e a platina.

 

Prata de Lei – O termo tem origem no século XV, devido a uma lei de Portugal que assim definia toda liga com teor de 80% ou mais de prata pura.

 

Punção – Ferramenta em geral de aço, com pontas em diversas formas, usada para vários fins como estampar e riscar.

 

 

 

 

Q

 

4 C's – Quatro critérios de classificação do diamante lapidado: carat (quilate), colour (cor), clarity (pureza) e cut (talhe).

 

Quarteio – Processo de refino do ouro por partição, usado para retirar a liga e outros metais que o agregam.

 

Quebra – Perda de metal durante os processos de manipulação dos mesmos. Boa parte deste metal é recuperável.

 

Quilate (gemas) – Do grego  kerátion “chifrezinho”, semente de alfarroba - Unidade internacional de medida do peso de gemas que equivale a 200 miligramas (0,2 g ou um quinto do grama) com a sigla "ct". O quilate métrico foi aprovado como standard, em 1907, pelo Comité International des Poids et Mesures, na sua Conferência Geral de Paris.


Quilate (ouro) – Unidade que identifica a proporção de ouro que uma liga possui, expressa em 24 avos da massa da liga. O ouro puro é denominado “ouro 1000” ou “24 quilates”.

 

 

 

R

 

Rebarba – Borda áspera do metal que se forma no processo de se fazer fios, quando não é trabalhado adequadamente.

 

Recozer – Técnica de aquecer o metal até o vermelho e depois esfriar. O recozimento devolve a maleabilidade do metal depois de este ter adquirido tempera devido ao trabalho mecânico.

 

Refração – Fenômeno que ocorre quando um raio de luz passa obliquamente de um meio (ar) para outro (gema), na zona de contato entre os dois meios. O grau de refração da luz nos cristais é constante nos vários tipos de gema, por isso pode ser usado na sua identificação. O grau de refração é chamado índice de refração e é definido como a relação proporcional entre a velocidade da luz no ar e na gema. O desvio do raio de luz provém da diminuição da sua velocidade assim que ele penetra em outro meio, no caso a gema.

 

Repuxo – Técnica utilizada para criar relevos, e formar desenhos, pressionando o metal na parte de trás da peça, com o uso de punções e pequenos martelos.

 

Resina sintética – Nome genérico das resinas plásticas.

 

Reticulado – Tratamento dado a superfície do metal através de calor controlado, produz um efeito rugoso.

 

Riscado – Efeito de acabamento criado com o uso de pontas secas, buris e outras capazes de riscar o metal.

 

Rochas – Substancia heterogênea, agregados de vários minerais.

 

Rodinado – Joias de ouro amarelo podem ser recobertas com uma fina camada de ródio por um processo eletrolítico dando a aparência de duas cores, para isso uma parte da superfície é coberta com uma camada de esmalte comum e levada ao banho de ródio. O ródio não adere ao esmalte, que é retirado após o banho, revelando a cor original. Estas joias são chamadas de joias de ouro rodinado.

 

Rodinar – Submeter peças de joalheria a um banho eletrolítico de ródio, metal branco e duro que se deposita sobre a superfície da peça, geralmente de ouro branco, para melhorar o brilho e dar uma cor mais branca.

 

Ródio – O ródio pertence a família da platina. Devido ao seu poder de reflexão (78% a 85%), alta resistência a corrosão e a oxidação, é muito utilizado na joalheria para recobrir peças em metal prateado, ligas de ouro branco, prata e outros metais.

 

Rondiz – Parte mais larga, que separa a coroa do pavilhão em uma gema lapidada, por onde normalmente é cravada. A rondiz pode ser polida, facetada ou, simplesmente, não trabalhada. Sinônimo de cintura.


Ruge – Abrasivo muito fino usado nas últimas fazer do polimento de uma joia.

 

 

 

 

S

 

Samorodok – Sinônimo de reticulado.

 

Seda – Brilho sedoso encontrado em gemas como rubi e safira, quando lapidadas em cabochão, provocado por reflexão em inclusões paralelas de fibras finas ou canais.

 

Sistema cristalino – Os cristais são divididos em seis sistemas, cada um com eixos cristalográficos diferentes e ângulos com os quais estes eixos se entrecortam. São eles; sistema cúbico, sistema tetragonal, sistema hexagonal, sistema trigonal, sistema ortorrômbico e sistema triclínico.

 

Solda – Liga feita com o mesmo metal da peça a ser soldada, adicionando-se outros metais para baixar o ponto de fusão. Utilizada para unir (soldar) as partes da peça entre si.

 

Soldadura – Junção de dois metais através da fusão de uma liga com menor ponto de fusão.

 

Sulfato de potássio – Usado dissolvido em água para oxidar deliberadamente uma peça.

 

 

 

 

T

 

Tarraxa– Fecho de metal utilizado para a fixação de brincos.

 

Têmpera – Endurecimento do metal conseguido por meios mecânicos ou por calor. Processo que acontece naturalmente no trabalho com metais preciosos, mas também pode ser provocado para melhorar a dureza e resistência mecânica de algumas peças.

 

Tessuto – O metal é trabalhado como se fosse um tecido, daí o nome tessuto, que em italiano quer dizer tecido.

 

Textura – Efeito causado por diversos tratamentos aplicados a superfície do metal, utilizando ferramentas, ácidos, escovas, lixas, etc. Mudando a forma da superfície e resultando numa sensação visual e tátil.

 

Titanato de Estrôncio – Pedra sintética fabricada, desde 1953, nos EUA, que quando incolor foi muito utilizado como imitação de diamante.

 

Titânio – É um metal bastante dúctil, leve e com elevada dureza, mau condutor de calor e de difícil modelagem, resiste a corrosão provocada pela água do mar ou pelo ar marítimo tão bem quanto a platina. A temperaturas elevadas pode se tornar comburente, por esta razão só pode ser fundido a vácuo e não é facilmente soldado. Para utilizá-lo em joias, a fixação é feita através de parafusos, rebites, garras e outros encaixes, feitos com outros metais. É um metal barato, o que o torna caro é a dificuldade que se encontra no seu processamento.
Devido a grande variedade de cores que o titânio possibilita pode ser largamente utilizado na joalheria e outros objetos. Sua coloração pode ser feita forçando-se sua oxidação, de duas formas; por aquecimento ou por hidrólise.

 

Título do metal – O titulo indica a pureza do metal que pode ser expressa em quilates (ouro 24 quilates, 18 quilates, etc.) ou milésimos (ouro 1000, ouro 750, etc.).

 

Trefilação – Técnica utilizada na fabricação de fios e tubos de pequeno diâmetro onde o diâmetro destes é reduzido gradualmente, passando através dos orifícios cada vez mais finos de uma fieira.

 

Tribulê – Barra de aço cônica, usada para dar forma a anéis e pulseiras.

 

Triplet – Gema composta que junta três partes de materiais diferentes.

 

Trípoli – Abrasivo usado nas primeiras fases de polimento de uma joia.

 

 

 

 

U

 

Ultrassom, limpeza por – Método de limpeza sofisticado, no qual a sujeira é removida por energia ultrassônica aplicada através de um líquido. A energia toma a forma de ciclos de pressão positiva e negativa na superfície da peça. Com um liquido atuando como fluido de trabalho. Tem aplicação em peças com formas intrincadas com muitos detalhes.

 

 

 

 

V

 

Vidro – Material amorfo artificial que é produzido há milênios em múltiplas cores e graus de transparência, tendo composições químicas variadas.

 

Vidro aventurina – Produto artificial, geralmente de cor castanha ou lilás escura, com inúmeras inclusões douradas de cobre metálico, que lhe conferem brilho e textura própria.

 

Vidro Natural – Substância amorfa, vítrea, que ocorre na natureza como resultado de eventos geológicos particulares, como, por exemplo, vulcanismo (obsidiana), impacto de um meteorito (moldavita).

 

VS (VS1, VS2) – Termo técnico alusivo à classificação de claridade ou pureza do diamante, que é atribuído a pedras com inclusões difíceis de localizar com a lupa de 10x. As subdivisões VS1 e VS2 só podem ser aplicadas em diamantes de peso superior a 0,47 ct.

 

VVS (VVS1, VVS2) – Termo técnico alusivo à classificação de claridade ou pureza do diamante, que é atribuído a pedras com Inclusões muito pequenas, escondidas e extremamente difíceis de localizar com a lupa de 10x. As subdivisões VVS1 e VVS2 só podem ser aplicadas em diamantes de peso superior a 0,47 ct.


  

 

W

 

X

 

Y

YAG – Gema sintética, muito utilizado no passado como imitação do diamante, sua produção decaiu após a introdução da zircônia cúbica sintética.

 

Z

 

 

A-E F-M N-Z