O curso de desenho de joias foi planejado para habilitar o aluno a criar e desenhar joias e bijuterias, transmitindo técnicas de desenho e representação como perspectiva, técnicas de pintura, luz e sombra, voltados ao desenho de joias.
Trabalhar a criatividade, utilizando as mais diversas fontes de inspiração, de forma que o aluno possa criar joias que atendam as necessidades de ornamentação da sociedade contemporânea. Transmitir conhecimentos teóricos dos materiais tradicionalmente utilizados na joalheria, bem como o embasamento para pesquisa de novos materiais duráveis que possam ser aplicados nas suas criações. Sem esquecer as tecnologias de transformação do setor joalheiro, como processos de fabricação, e a adequação do design ao processo de confecção da joia, que tanto pode ser artesanal como industrial.
Objetivos
No curso de desenho de joias o aluno aprende desde as noções mais básicas para desenhar peças específicas de joalheria, brincos, pingentes, gargantilhas, broches, anéis, etc.
Também aprende a se expressar através da criação de peças de joalheria, e a representar graficamente os diversos metais, gemas e outros materiais utilizados em suas criações.
Requisitos
Não há necessidade de ter conhecimento em desenho ou técnicas de joalheria para fazer o curso.
O curso aborda todas as fases do desenho e criação das diversas peças de joalheria, desde os princípios básicos, como perspectiva, desenho das gemas, representação de materiais, até o desenho de joias elaboradas.
Programa
O curso de desenho de joias é composto de aulas teóricas e práticas que abordam:
- O estudo da perspectiva, das diversas peças de joalheria, seus mecanismos e a melhor forma de representar uma joia em um desenho.
- Exercícios de criatividade, percepção visual e prática de desenho.
- Técnicas de ilustração.
- Representação dos principais materiais utilizados em joalheria.
- Abordagem teórica sobre os processos de produção de uma joia.
Carga horária
36 horas/aula, sendo uma aula por semana. Neste curso é preciso formar turmas, e todos os alunos caminham juntos no aprendizado. É importante evitar faltar as aulas, pois não há possibilidade de reposição de aulas perdidas.
Lista de Materiais
Papel vegetal 90 a 120 gr
Caneta esferográfica escrita fina preta
Caneta hidrográfica 24 ou 36 cores e/ou lápis aquarelável
Guache branco profissional
Pincel no 2 - pelo de marta
Papel cartaz preto ou similar
Lápis ou lapiseira 0,5 mm - grafite HB
Lápis 4B e/ou 6B
Borracha macia
Papel sulfite
Régua 30 cm
Gabarito de circunferência D-2
Esfuminho número 1 ou 2
VEJA TAMBÉM
CURSO DE MODELAGEM EM CERA
O curso de modelagem em cera complementa o curso de ourivesaria. Peças com detalhes difíceis de serem confeccionadas na ourivesaria, são esculpidas com grande facilidade na cera. Estas esculturas posteriormente serão transformadas em metal pelo processo de fundição em cera perdida.